Ozono


“OZONO”

 

 

“Natural e eficaz método de limpeza”

 

O ozono é um gás que ocorre naturalmente na natureza, uma molécula simples composta por três átomos de oxigénio.

O ozono foi descoberto em 1840 e seu nome vem da palavra grega ” Ozein ” que significa ” cheirar ” é um gás natural, incolor ou de cor azul claro, com cheiro característico.

O seu cheiro assemelha-se ao do cloro, pode sentir-se durante as tempestades porque o ozono é formado pelas descargas elétricas atmosféricas a que normalmente chamamos de “raios” ou “relâmpagos”.

 

Muitas áreas de aplicação

 

O ozono tem sido usado em aplicações industriais ao longo dos tempos e as suas utilizações são muitas:

Preparação de medicamentos e lubrificantes sintéticos, branqueamento de pasta de papel e produtos têxteis, desinfeção de ar e água, o ozono mata esporos de fungos, bactérias e microrganismos.

Em muitos lugares há volta do mundo o ozono é usado em vez de cloro para purificar a água potável municipal. O ozono não forma quaisquer compostos de cloro e não deixa resíduos na água após o processo de limpeza.

Desinfeção de lavandarias, hospitais, instituições de saúde e indústria de alimentos, eliminação de bactérias, bolores, fungos, insetos odores dos alimentos e armazéns de cereais etc…

Eliminação de odor em móveis danificados pelo fumo.

 

A camada de ozono

 

Sem o ozono não poderíamos sobreviver. A camada de ozono está presente no topo da nossa atmosfera que protege a terra da radiação UV prejudicial, sem ela a terra tornar-se ia demasiado quente.